Introdução às Assembleias Gerais Anuais

16 de julho de 2021

Como participante no Plano 1+1, tornar-se-á acionista em julho de 2021. As empresas são detidas pelos seus acionistas com cada ação que representa a propriedade em relação à proporção de ações detidas – pelo que a voz de todos conta. Como acionista, será dono de uma pequena parte da empresa, da sua parte ou ações e terá direito de voto na próxima assembleia geral anual da Kingfisher em 2022. Na Kingfisher, a propriedade de uma ação equivale, portanto, como acionista, á sua influência sobre a empresa e está alinhada com o número de ações que possui.
Nesta edição do 1+1 News você vai saber mais sobre as assembleias gerais anuais, mais frequentemente referidas como AGMs, incluindo o que são e como funcionam.

O que é uma Assembleia Geral Anual (AGM)?

A AGM é uma reunião anual dos acionistas da empresa. Para grandes empresas cotadas como a Kingfisher, é uma data significativa no seu calendário em que os acionistas têm a oportunidade de falar pessoalmente com os administradores e ter uma palavra a dizer sobre a forma como a empresa é gerida.

As AGMs eram tradicionalmente realizadas para que os acionistas aprovassem as contas financeiras da empresa do ano anterior e discutissem o desempenho e os planos para o ano em curso com os administradores a quem tinham confiado o funcionamento do negócio. Este ainda é o caso hoje e cada AGM normalmente começa com uma atualização sobre o desempenho da empresa, planos em curso e direção estratégica (por exemplo, ‘Powered by Kingfisher’) do Presidente e CEO.

Na AGM, os acionistas têm a oportunidade de votar e decidir sobre uma série de questões chamadas resoluções. Os acionistas votam em resoluções através de uma sondagem. Votam num cartão de voto ou num equivalente eletrónico, indicando se são “A favor” ou “Contra” de cada resolução ou se querem o seu “Voto Retido”. Os acionistas também podem votar antecipadamente as suas ações ou nomear um representante para comparecer e votar em seu nome.

Embora cada AGM possa diferir, existem algumas resoluções que são comuns a todas as empresas cotadas no Reino Unido porque, quando relevantes, são obrigadas a colocá-las aos seus acionistas para aprovação. Estas resoluções incluem (mas não se limitam) a questões como a eleição anual e a reeleição de cada administrador, a nomeação e remuneração do auditor da sociedade, a receção do relatório e contas anuais, o pagamento de um dividendo final (um pequeno pagamento do lucro da empresa para o exercício aos acionistas) e a política da sociedade em matéria de remuneração dos Administradores Executivos.

Os acionistas têm ainda a oportunidade de fazer perguntas ao Conselho de Administração.

Quem vai a um Kingfisher AGM?

Para além dos acionistas da empresa, espera-se que o Conselho de Administração e o Secretário da Empresa compareçam à AGM. Os membros do Executivo do Grupo podem também optar por participar e podem responder a questões em que a presidência o considere adequado.
De todos os participantes das AGMs, pode estar mais familiarizado com o termo “Conselho”. O Conselho de Administração é o termo coletivo para os administradores da Kingfisher, e são individual e coletivamente responsáveis pela supervisão do negócio, selecionando novos diretores como o Diretor Executivo (CEO), e tomar decisões importantes sobre os objetivos, visão e objetivos estratégicos da organização. Também supervisiona o desempenho da Kingfisher e aprova as políticas significativas. Andrew Cosslett, o Presidente independente do Conselho de Administração, lidera o Conselho de Administração através das suas funções e garante que é um organismo de trabalho eficaz. O Conselho inclui ainda Thierry Garnier, CEO e Bernard Bot, Chief Financial Officer (CFO). O resto do Conselho de Administração é composto por administradores não executivos que não são empregados pela organização e, por conseguinte, prestam governação, direção e aconselhamento independentes. Pode saber mais sobre o Conselho de Administração, Executivo do Grupo e outras funções (incluindo os seus nomes e biografias) na secção Nossa Liderança do site kingfisher.com.

Há também uma série de comités do Conselho de Administração em vigor, compostos por membros da equipa de liderança. Estes são atualmente as comissões de Auditoria, Remuneração, Nomeação e Negócios Responsáveis. Cada Comité definiu a adesão, as funções e os deveres, alguns dos quais são definidos por lei ou regulamento. Por exemplo, o principal objetivo da Comissão de Remunerações é fazer recomendações ao Conselho de Administração sobre o quadro da Empresa ou a política alargada de remuneração executiva e os seus custos, garantindo que a política e práticas de remuneração se destinam a apoiar a estratégia e a promover o sucesso sustentável a longo prazo, recompensar de forma justa e responsável, com uma ligação clara com o desempenho corporativo e individual. Pode saber mais sobre as comissões na secção termos de referência do site kingfisher.com.

O que aconteceu na Kingfisher AGM 2021?

A AGM deste ano realizou-se no dia 30 de junho no Royal College of Medicals, em Londres. Devido aos casos contínuos da COVID-19, os acionistas foram fortemente encorajados a participar electronicamente e não pessoalmente. Por esta razão, a Empresa optou por permitir que os acionistas vissem o processo através de um videocast em direto e fizessem perguntas em tempo real.

Para partilhar convosco alguns dos pontos-chave da AGM deste ano, Thierry Garnier, CEO gravou um vídeo para os acionistas dos colegas que resumem a atualização de negócio que deu aos acionistas. Além disso, há também um pequeno vídeo apresentando Andrew Cosslett, Presidente do Conselho de Administração e falando sobre ASMS.

Thierry Garnier, CEO

Andrew Cosslett, Presidente do Conselho de Administração

Se quiser visualizar a AGM completa do princípio ao fim, pode ver o vídeo na secção AGM do site kingfisher.com.

Como posso descobrir mais entretanto?

Pode saber mais sobre as AGMs da Kingfisher na secção AGM do site kingfisher.com onde encontrará o histórico Aviso de Documentos DA AGM, Formulários de Procuração, Resultados e gravações das AGMs de 2021 e 2020 para dar vida a alguns dos temas abordados nesta edição do 1+1 News.

back